sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ATÉ QUANDO, SENHOR? - HABACUQUE 1.1-4


EM MEIO AS DIFICULDADES DA VIDA, O SENHOR TEM A RESPOSTA PARA A NOSSA AFLIÇÃO.

1 O peso que viu o profeta Habacuque. 2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? 3 Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.

 INTRODUÇÃO

Este livro registra, em grande parte, as queixas do profeta Habacuque, que viveu no sétimo século a.C., numa época em que os babilônios estavam se tornando o Império mais poderoso daquela parte do mundo. Habacuque não entende como pode haver tanta maldade e injustiça em seu país. Ele também não entende por que Deus tolera os babilônios, um povo mal e cruel que ameaça conquistar as terras de outros povos. Será que Deus não se importa com tudo isso?

PREPOSIÇÃO

Podemos crer pelas Escrituras que o Senhor dos exércitos tem a resposta para as nossas aflições. Podemos crer pelas Escrituras que o Senhor tem a solução para as dificuldades que nos afligem.

Locução Transicional:

         Esta palavra é para a igreja.  Esta palavra é para aquele que não suporta ver a maldade e a iniquidade que está imperando em nossos dias. Quando nós ligamos a TV, nos deparamos com todo tipo de maldade. O jornais anunciam homicídios que acontecem diariamente por motivos banais, roubos, corrupção. As novelas tentam mostrar que aquilo que é abominável aos olhos de Deus, é uma coisa normal e atrativa para os nós. Nós estamos sendo governados por um governo corrupto, e em alguns casos a comodidade que nos faz relaxar em meio ao caos acaba permitindo que esse mal entre dentro de nossas casas. O profeta Habacuque levanta uma questão para o Senhor; questão essa, que muitos de nós, mesmo que não em voz alta, mas, pelo menos em pensamento já fizemos ao Senhor. O profeta Habacuque diz “Até quando, Senhor, clamarei eu e tu não me escutarás?”, porque um servo do Senhor não se conforma com a maldade. Um servo do Senhor não agüenta ver a sua casa sendo destruída pelo pecado; um servo do Senhor não suporta ver os seus irmãos caminhando a passos largos para a perdição. E é por isso que o profeta Habacuque exclama a Deus dizendo “Até quando clamarei eu e não me escutarás?”.
Há momentos que Deus se cala, temos aprendido assim. Mas no silêncio de Deus podemos ter a certeza que ele está a nos moldar; no silêncio de Deus nós podemos pela fé ter a certeza de que ele está preparando o melhor para a tua igreja; leia a história de Israel e verás que é no deserto que acontecem os maiores milagres. Habacuque e seu povo estavam passando por momentos difíceis mas o Senhor dos exércitos nunca perdeu o controle da história do seu povo. Se hoje você está passando por momentos difíceis, se hoje você está clamando a Deus por uma causa em sua família mas ainda não obteve a resposta, se ainda não obteve a solução, a palavra de Deus está nos dizendo que Deus nunca perdeu o controle da situação. A oração acompanhada de lágrimas que foram derramadas tarde da noite aos pés do Senhor foram ouvidas, e o silêncio de Deus indica que ele está a trabalhar.
Lembram, que no silêncio do sepulcro, Jesus foi no inferno para salvar e o mundo não sabia que ele estava trabalhando.
            O profeta Habacuque continua dizendo: “Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão?”. Ele queria saber qual era o motivo de ver tanta destruição. As vezes nós temos uma dificuldade tão grande em nossas vidas, uma coisa que nos aflige constantemente, ou quando tudo aquilo que é honra se transforma em ruína e nós fazemos esta pergunta para o Senhor.  Por que o Espírito Santo que habita em nossos corações nos deixam incomodados diante da maldade deste mundo. Nós não estamos aqui somente porque achamos bonito, nós não estamos aqui só para bater um papo com os amigos depois do culto; nós estamos aqui porque o nosso Senhor Jesus está no meio da igreja. E assim como Deus deu a resposta para a aflição de Habacuque no passado, Deus tem a resposta para você esta noite. No versículo 5 Deus responde ao profeta dizendo: “Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada”.  Deus prometeu ao profeta Habacuque que Ele realizaria uma obra que para o entendimento humano, que é limitado, seria até difícil de acreditar. Jesus também nos prometeu que realizaria uma obra em nossas vidas, cada um de nós aqui já teve uma experiência com o Senhor. E o Senhor nos disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.”. Isso nos mostra que o mundo pode afligir nossa vidas, que são frágeis, mas as nossas vidas pertencem ao corpo de Cristo que venceu o mundo e voltará para buscar a tua igreja e também para mostrar a sua ira. Deus não é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa; creia na palavra e troque hoje a dúvida pela esperança no Senhor.

            O profeta Habacuque creu na promessa do Senhor, assim como nós cremos na promessa de Jesus. E se porventura alguém hoje se sentia duvidoso por causa do silêncio de Deus, agora tem a certeza, pela palavra de Deus, que no silêncio Ele está a trabalhar em sua vida; e creia, grandes coisas ele tem preparado para a sua igreja.  Só assim nós podemos fazer como o profeta Habacuque que após ter entendido que Deus não falha, após ter entendido que o silêncio de Deus para o seu servo indica que ele está a trabalhar, entoou para o senhor uma das orações mais lindas na minha opinião.  No capítulo 3 versículo 17 há o grito de esperança do crente, há o brado de vitória que o Senhor nos prometera, mas que já podemos cantar e exclamar com devoção e confiança dizendo: “17Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.  19 O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Anuncios Dentro Postagens