domingo, 30 de junho de 2013

O QUE É PENTATEUCO?


Pr. Claudemir pedroso da Silva
Livro: Estudos Bíblicos - O conhecimento da palávra de Deus.

Nome e Divisões do Pentateuco

  • Penta = Cinco 
  • Pentateuco = palavra grega que significa '5 livros'
  • Teuco = rolo,livro 




            "Pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Trata-se de um palavra de origem grega que pode ser traduzida por "cinco estojos", fazendo referência aos estojos (caixas ou vasilhas) onde, na Antiguidade, se guardavam e protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita. Os judeus designam, por sua vez, estes livros com o título genérico de TORAH, termo hebraico que, apesar de ter sido traduzido de forma habitual por "lei", na realidade, tem um significado mais amplo. Torah, de fato inclui o conceito de "lei" e, até com maior propriedade, também os conceitos de "guiar", "dirigir", "instruir" ou "ensinar" (cf. Dt 31.9).

           O Pentateuco, ainda que se apresente dividido nos referidos  cinco primeiros livros da bíblia, constitui, na realidade, uma unidade essencial. A divisão corresponde a uma época já remota: encontra-se na tradução grega do Antigo Testamento, a chamada Septuaginta ou Versão dos Setenta, que data do século III a.C. A separação dos livros foi a dificuldade de dispor o texto o texto completo de todos eles em um único rolo, o que seria impraticável por causa do volume excessivo.


Os nome de origem grega adotados pela igreja cristã greco-latina como títulos destes cinco livros são:



  • Gênesis significa 'origem';
  • Êxodo, 'saída';
  • Levítico, 'relativo aos levitas'
  • Números, 'conta' ou 'censo' e
  • Deuteronômio, 'segunda lei'.





O Pentateuco e a História

          Característica essencial do Pentateuco (ou Torah) é a alternância de seções narrativas com outras dedicadas a instruir o povo de Israel e a regulamentar a sua conduta, tanto na ordem ética pessoal e social como, muito especialmente, na religiosa.
          Em uma primeira parte que abarca todo o Gênesis e até o cap. 19 de Êxodo, predomina o gênero narrativo. Nesta seção os relatos se enlaçam uns aos outros, somente interrompidos aqui e ali por algumas passagens de caráter normativo (p. ex., Gn 9.6 17.9-14) Êx 12.1-20).  De Êx 20 em diante prevalecem os textos destinados a estabelecer as normas e disposições nas quais Deus revela o que quer e espera do seu povo. Desta maneira, desde o impressionante pano de fundo de uma epopeia que vai da criação do mundo à morte de Moisés (Dt 34.12), o pentateuco mostra-se como o depósito da vontade de Deus manifestada na forma de ensinamentos, mandamentos e leis, cujo objetivo primordial é configurar um povo santo, que seja portador fiel perante o restante da humanidade da oferta divina de salvação universal.


Formação do Pentateuco

          Uma obra complexa, extensa e de grande valor religioso e cultural como o Pentateuco manifesta uma série de particularidades estilísticas, literárias e temáticas que se deve levar em consideração ao se estudar o processo da sua formação.

         Em primeiro lugar há certos textos bíblicos que  revelam a existência de fontes anteriores ao próprio Pentateuco, por exemplo, o chamado livro das guerras do senhor, expressamente citado em Nm 21.14.
         Em segundo lugar , achamo-nos diante de uma obra literária rica em conteúdo e complexa em composição, que frenquentemente deixa perceber o eco de diversas etapas e distintos narradores. Assim, ocorre com as variantes registradas nos dois textos do Decálogo (Êx 20.1-17) Dt 5.1-21) ou com as quatro apresentações do catálogo de grandes festas  religiosas israelitas (Êx 3 34 Lv 23 Dt 16) ou com certas histórias, como a da despedida de Agar e Ismael (Gn 16 21.8-21) ou com o ocultamento da condição de esposa nos casos de Sara e Rebeca (Gn 12.12-20, 20.1-18, 26.6-14). Cada uma destas narrações oferece detalhes próprios, que a singularizam e a fazem aparecer como relato original e não como mera repetição de um texto paralelo.

Os principais temas e as seções correspondentes ao Pentateuco podem ser analisados segundo o esquema seguinte:

  1. Desde a criação do mundo até a geração de Abraão (Gn 1-11)
  2. A história dos Patriarcas (Gn 12-50)
  3. A Saída do Egito (Êx 1-15)
  4. Desde o Egito até o Sinai (Êx 16-18)
  5. A revelação do senhor no Sinai
  6. Desde o Sinai até Moabe (Nm 10-36)
  7. O livro de Deuteronômio (Dt 1-34)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Anuncios Dentro Postagens